SMEA - Carta de Compromisso, Relatório da Estratégia

Em 2017, foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas o dia 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. A data reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, conjuntamente com os parceiros assinaram neste dia,  18 de junho de 2019 a Carta de Compromisso – Estratégia Alimentar SMEA, que  comporta um conjunto de reflexões, iniciativas, projetos conjuntos e/ou complementares em diversas áreas, promovidas e/ou a promover por várias entidades.

Tendo como objetivo a sustentabilidade alimentar do concelho  a Carta de Compromisso foi assinada por várias entidades, associações, empresas, cidadãos que tem ou pretendem vir a ter um papel ativo na implementação da SMEA, ou visam simplesmente partilhar conhecimentos, experiências, por forma a tornar Montemor-o-Novo um Concelho que come bem, privilegia práticas alimentares saudáveis, tem cidadãos implicados numa cultura de valorização do seu património agroalimentar, num esforço coletivo de respeito pelos recursos identitários (produtivos e ambientais), consolidando a transição para um sistema agro-ecológico de base territorial.

SMEA (Carta de Compromisso) (52).JPG

Aqui encontram-se disponíveis os seguintes documentos:

 ​

Relatório Final da Estratégia Alimentar para o Concelho de Montemor-o-Novo organiza um conjunto vasto de materiais que foram sendo elaborados ao longo de mais de um ano de trabalho partilhado e participativo. A elaboração da SMEA (enquanto Estratégia Alimentar Partilhada e Participada) assentou no envolvimento de públicos que normalmente não são considerados em fase de planeamento, cuja participação foram relevantes para a robustez das propostas e da iniciativa como um todo. A mobilização de atores-chave no processo de trabalho foi também relevante para a implementação e a "apropriação" coletiva da SMEA, ou seja, para garantir um compromisso coletivo em torno da Estratégia e uma operacionalização partilhada da mesma.


Carta de Compromisso


Apresentação Síntese


Apresentação FAO

​​