95.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo
Atualizado em 22/10/2025As comemorações do 95.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, tiveram lugar no passado domingo, 19 de outubro. Foram celebrados 95 anos de entrega, de coragem e de amor ao próximo. Quase um século a proteger, a socorrer, a ser o porto seguro em cada tempestade.
O dia começou cedo, com o Hastear das Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Voluntários, seguindo-se a habitual Romagem ao Cemitério de São Francisco, onde foram homenageados antigos Bombeiros Voluntários já falecidos. No regresso ao Quartel, a corporação e Fanfarra parou ainda à entrada do Palácio de Justiça de Montemor-o-Novo onde tirou a tradicional fotografia de grupo.
O momento alto destas comemorações foi a Sessão Solene Comemorativa, que teve lugar no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor. A Mesa de Honra foi constituída pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha; o Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Luís Torres; o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão; o Diretor Nacional de Bombeiros, Albertino Ventura, em representação do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Moura; o Secretário do Conselho Executivo da Liga, o Comandante Clemente Mitra, em representação do Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes; o 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, José Ribeiro; o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, o 2.º Comandante Paulo Alves; o Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra; e o Comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Hugo Ventura.
Na cerimónia foram entregues Distinções Honoríficas, primeiro da Associação Humanitária de Bombeiros e, de seguida, da Liga dos Bombeiros Portugueses. São de destacar a Medalha de Agradecimento a Florindo Lavado Pais e Medalha de Serviços Distintos – Grau Cobre – ao Comandante Hugo Ventura, ambas por indicação da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo em funções. Também é evidenciar, imediatamente antes das intervenções pelas entidades que compunham a mesa de honra, a condecoração com o Crachá de Ouro da Liga – 35 anos – aos irmãos Vítor e Nuno Falcão. No momento, foram deixadas palavras nomeadamente a Vítor Falcão pois, por decisão própria, encerra um ciclo, concluindo a sua missão enquanto elemento do Comando no final deste mês de outubro.
Desde o primeiro toque da sirene até ao regresso à casa, cada bombeiro carrega consigo o lema que nunca envelhece: “Vida por Vida”. Obrigado, Bombeiros de Montemor!