Reuniões: Conselho Municipal de Segurança; Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais e da Comissão Municipal de Proteção Civil
Atualizado em 10/10/2024Realizaram-se nos dias 23 de setembro e 7 de outubro, pelas 18h00, as reuniões do Conselho Municipal de Segurança e a reunião conjunta da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) e da Comissão Municipal da Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR), respetivamente. Nas reuniões estiveram presentes várias entidades, tendo o executivo da Câmara Municipal sido representado pelo seu Presidente e Vice-Presidente, respetivamente Olímpio Galvão e Henrique Lopes.
Marcou também presença Procuradora da República – Magistrada do Ministério Público, a Coordenadora do Serviço Municipal da Proteção Civil (SMPC), o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, os representantes do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, da Autoridade de Saúde, do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, o Coordenador da USF Alcaides, a Coordenadora da UCC, o Exército – Regimento de Artilharia 5, Agrupamento 894 CNE, Hospital de S. João de Deus e da CERCIMOR. Estiveram ainda nas reuniões representantes das Juntas de Freguesia de Cabrela, de Ciborro, da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, e da União de Freguesias das Cortiçadas de Lavre e Lavre.
No âmbito do Conselho Municipal de Segurança foram abordados e discutidos assuntos relacionados com a segurança rodoviária e estacionamento, a iluminação pública, o vandalismo no espaço público, a criação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Novo, o consumo de estupefacientes e o consumo de bebidas alcoólicas por menores. No âmbito da CMGIFR foi apresentado o balanço do Programa Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal 2024 e foi efetuado o balanço e análise da época de incêndios de 2024, com um resumo da área ardida e do número de ocorrências no concelho e da operacionalidade dos vários intervenientes nesta matéria, nomeadamente Bombeiros, GNR, ICNF e SMPC. No âmbito da CMPC foram abordados vários assuntos de proteção civil, nomeadamente a possibilidade de Criação de um Clube de Proteção Civil na Escola Básica EB 2,3 S. João de Deus. Por fim, foi anunciado que irão ser realizadas ações de sensibilização junto da população, em Cortiçadas de Lavre e Lavre, sobre os procedimentos a cumprir quando se avista um ninho de vespa asiática, visto que, nos últimos tempos têm aumentado consideravelmente o número destes ninhos no concelho, com especial incidência na área desta freguesia.