Dia no Cineteatro Curvo Semedo encerrou 15.ª Festa dos Contos
Atualizado em 20/05/2025A 15.ª edição da Festa dos Contos – Festival da Palavra, organizada pela Trimagisto em coprodução com o Município de Montemor-o-Novo, chegou ao fim no sábado, dia 17 de maio. Ao longo de todo o dia, muitos foram os espetáculos, as sessões de contos e apresentações em programa, culminando numa grande noite no Cineteatro Curvo Semedo.
Até à noite, viveu-se um dia rico e alegrado pelo sol no exterior do CTCS. Logo pelas 10h00, o Jardim da Palavra recebeu Pedro Giestas, que nos apresentou ‘Estranhões e Bizarrocos’ em seis sessões para famílias realizadas ao longo do dia. Pela mesma hora, Cláudia Monteiro convidou os visitantes da Festa a serem inspiração para a criação de ‘Poesia no Mercado’. A iniciativa repetiu-se ao longo da tarde.
A La Roulotte, por sua vez, foi espaço do lançamento do livro ‘Amélie’, de Katia Gilberte, pelas 10h30. No mesmo local, Déa Paulino voltou a dinamizar as sessões de contos intimistas ‘Eco-Elas: Ouvir Palavras de Mulheres’. Ainda durante a manhã, Nuno Cintrão apresentou o ‘Canto dos Pássaros’, um espetáculo para todas as famílias, na Tenda dos Contos. Já na Livraria Sobre Rodas, Mafalda Milhões provou que ‘Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente’.
Durante a tarde, o espanhol Carles García Domingo teve mais uma sessão na Festa dos Contos. Esta, intitulada ‘Historias del Río’ destinou-se a um público familiar e decorreu na Tenda. A tarde prosseguiu com o lançamento do livro ‘Pela Lente – textos para teatro em torno da obra de José Saramago’, de Carlos Marques, Miguel Castro Caldas e Jorge Palinhos. A apresentação foi feita por Rui Pina Coelho. Depois, abriram-se as portas da sala do Curvo Semedo: Carlos Marques celebrou o 10.º aniversário do seu ‘Levantei-me do Chão’, um espetáculo-concerto a partir de ‘Levantado do Chão’, de Saramago.
Já a noite começou com a montemorense Maria Caetano Vilalobos em palco. A poeta e atriz apresentou o seu espetáculo ‘Mulher, Posso e Mando’, composto por vários textos do seu livro homónimo. Seguiu-se ‘A Sessão de Contos’, uma apresentação do contador português António Fontinha para toda a família. A noite só terminaria depois das 23h00 e já no exterior do CTCS, com um enérgico concerto de encerramento protagonizado pelos Agarrat’OBrass. O Município de Montemor-o-Novo foi representado nesta noite de encerramento do evento pelo Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes.
Em suma, podemos concluir que a 15.ª Festa dos Contos – Festival da Palavra terminou com um dia em cheio. No seu decorrer, entre quinta-feira e sábado, Montemor-o-Novo foi verdadeiramente uma cidade de histórias e de promoção da cultura, graças aos muitos criadores e artistas que por cá passaram.