
CICLO DE CONFERÊNCIAS ‘DIÁLOGOS SOBRE A IDADE MODERNA’: ‘CONVENTO DE SANTA CRUZ DE RIO MOURINHO (…)’
Arquivo Municipal
30 de maio, 2025
18h00
‘Convento de Santa Cruz de Rio Mourinho: Uma História de Evolução entre Arquitetura, Paisagem e Comunidades’: é esta a temática da próxima conferência do ciclo ‘Diálogos Sobre a Idade Moderna’, a ter lugar no Arquivo Municipal.
Rolando Volzone, Investigador do DINÂMIA’CET do ISCTE, vem a Montemor-o-Novo para falar do Convento de Santa Cruz de Rio Mourinho, extinto mosteiro de frades da congregação de S. Paulo, situado entre a localidade do Paião e Santiago do Escoural. Na sua forma atual, o edifício remonta aos finais do Século XVI, tendo sido melhorado no reinado de D. Pedro II (séculos XVII e XVIII).
–
Datas do Ciclo:
Já realizada: 14 de março | 18h00 – Bruno Lopes – “A Inquisição fora de portas: repressão e controlo em Montemor-o-Novo nos séculos XVI-XVIII”
Já realizada: 4 de abril | 18h00 – Fátima Farrica – “A quinta da Torre do Carvalhal em Santiago do Escoural: novas leituras genealógicas e estruturais (séculos XVI-XVIII)”
30 de maio | 18h00 – Rolando Volzone – “Convento de Santa Cruz de Rio Mourinho: Uma História de Evolução entre Arquitetura, Paisagem e Comunidades”
20 de junho | 18h00 – Jorge Fonseca – “A casa e o interior doméstico em Montemor-o-Novo no século XVII”
19 de setembro | 18h00 – Gonçalo Lopes – “Se a obra for bem paga, será bem alva: estuques maneiristas de Montemor-o-Novo”
10 de outubro | 18h00 – Isabel Maria Fernandes – “Duas Misericórdias, duas encomendas de boiões e canudos de faiança para a botica hospitalar (Séc. XVIII, último quartel)”
7 de novembro | 18h00 – Vitor Serrão – “A Pintura em Montemor-o-Novo nos séculos XVI a XVIII”
–
Organização: Município de Montemor-o-Novo