Alentejo Walking Festival 2024 teve início com conferência em Montemor-o-Novo
Atualizado em 11/10/2024Entre os dias 10 e 20 de outubro, realiza-se mais uma edição do Alentejo Walking Festival: Caminhadas do Alentejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo. Ao longo da manhã de ontem, dia 10, Montemor-o-Novo acolheu a primeira iniciativa do programa: uma Conferência de Turismo de Passeios Pedestres realizada no Auditório da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras.
O Município de Montemor-o-Novo foi representado por António Pinto Xavier, Vereador com o pelouro do Turismo, na abertura da Conferência, que também teve a intervenção de José Santos, Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo.
Durante a manhã, houve lugar para três painéis, nos quais foram abordadas diversas temáticas: ‘Redes de Trilhos Pedestres – desenvolvimento local e sustentabilidade social’, ‘Turismo de Passeios Pedestres no Alqueva – valorização, condicionalismos e oportunidades’ e ‘Territórios e Áreas Protegidas – estruturação, sinalética e certificação’.
O Alentejo Walking Festival terá mais duas ações em Montemor-o-Novo: a 13 de outubro, pelas 9h30, inicia-se um passeio pedestre em Cabrela, sob a temática do turismo literário; pela mesma hora, no dia 19, serão percorridos os trilhos da Serra de Monfurado, na freguesia de Santiago do Escoural.
Como objetivo principal do Festival, a organização aponta o desejo de dinamizar a plenitude da rede de percursos pedestres do Alentejo, reforçando o estatuto da região enquanto destino e palco de caminhadas.
