Carlos Pinto de Sá tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo dizendo que “a democracia não se afirma apenas por palavras”
Atualizado em 04/11/2025Com significativa participação da população, bem como de antigos e atuais eleitos, realizou-se na tarde deste domingo, dia 2 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Eleitos para o mandato de 2025/2029.
A sessão iniciou com o Ato de instalação da Assembleia Municipal, seguindo-se depois a Tomada de Posse dos Eleitos da Câmara Municipal.
Para a Câmara Municipal, das Eleições Autárquicas de 12 de outubro, resultaram 3 eleitos para a CDU, 2 eleitos para o PS e 2 eleitos para a AD. Nesta cerimónia, para além da tomada de posse do novo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, também tomaram posse os restantes membros do executivo municipal: Ana Mémé e Francisco Martins (CDU); Olímpio Galvão e Paula Martins (PS); e António Pinto Xavier e Gonçalo Simões (AD – Coligação CDS/PSD).
No seu primeiro discurso enquanto Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, referiu que a sua equipa assume funções “com todos os sentidos colocados na construção de um melhor futuro para quem vive e trabalha no nosso concelho. Acreditamos que juntos, no respeito pela diferença que enriquece, iremos construir um melhor futuro para Montemor-o-Novo. Esse é um desafio que vos lançamos!”. O novo Presidente, já na ponta final da sua intervenção, explicou que “a democracia não se afirma apenas por palavras, mas por práticas consentâneas com os princípios consagrados na nossa Constituição. Vamos prosseguir o que é positivo e repor, reforçar e inovar aquelas práticas. Juntos, vamos aprofundar a democracia local!”. O presidente encerrou a intervenção afirmando que “o futuro constrói-se, levanta-se arduamente do chão. Esse futuro, pela nossa vontade colectiva, pode – assim o queiramos – ser substancialmente diferente para melhor”.
A sessão ficou igualmente marcada pela eleição de António Danado para Presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, no decorrer da 1.ª reunião da Assembleia Municipal. Foram apresentadas três listas para a constituição da Mesa: uma pelo Partido Socialista (PS), outra pela Coligação Democrática Unitária (CDU) e uma terceira pela Aliança Democrática (AD). A lista apresentada pela CDU foi a mais votada, tendo sido eleitos para a Mesa da Assembleia Municipal, para além do Presidente António Danado, a 1.ª Secretária Susana Picanço e a 2.ª Secretária Paula Bilro.
Aceda ao Discurso de Carlos Pinto de Sá aqui.
 
 
 
 
 