Carminho encerra 8 de março com chave de ouro
Atualizado em 10/03/2023Foi de forma sublime que terminou, em Montemor-o-Novo, o Dia do Município, Dia de S. João de Deus e Dia Internacional da Mulher. Perante um expectante público que esgotou a lotação do Cineteatro Curvo Semedo, Carminho, uma das mais reconhecidas e prestigiadas fadistas nacionais do século XXI, trouxe o seu fado e a alma na voz, maravilhando a sala e superando todas as expectativas possíveis.
O espetáculo visava celebrar o fado, o Dia do Município e de S. João de Deus, é certo, mas acima de tudo, celebrou a mulher e o seu Dia Internacional. Carminho não foi a única mulher a pisar o palco do Curvo Semedo ao longo da noite. Aliás, foi Ana Galeano quem apresentou a fadista aos montemorenses. Em representação do Município de Montemor-o-Novo, coube à vereadora Sílvia Santos discursar.
Nas suas palavras, a vereadora mostrou satisfação por assistir, aos poucos, a uma mudança de paradigma no qual a mulher vem ganhando espaço e reconhecimento. Contudo, alertou que «(…) para que homens e mulheres convivam em condições de igualdade, há ainda um longo caminho a percorrer.» Sílvia Santos terminou a sua intervenção homenageando a mulher e salientando a importância do Dia Internacional da Mulher: «Assinalar este dia é a oportunidade para reconhecermos o papel da mulher à escala mundial, é dar voz igual às mulheres na tomada de decisões, nas suas conquistas, na sua luta contra o preconceito, contra o estigma da igualdade de direitos.»
No que ao concerto diz respeito, é justo dizer que cinco dias apenas depois do lançamento de ‘Portuguesa’, Carminho apresentou o seu novo álbum com a naturalidade de quem caminha por ‘Praias Desertas’, interpretando os seus temas como se estivesse n’O Quarto’. A fadista foi acompanhada de forma magnífica pelos seus músicos, que também abrilhantaram o espetáculo e apresentou o seu mais recente trabalho, ao qual se juntaram também alguns dos temas mais sonantes do seu reportório.