EXPOSIÇÃO ‘CENTRO MUTÁVEL’ NA GALERIA MUNICIPAL

Atualizado em 08/11/2023
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e as Oficinas do Convento promovem de 11 a 30 de novembro, na Galeria Municipal, a exposição “Centro Mutável”. A inauguração desta mostra acontece no sábado, dia 11 de novembro, pelas 18h00.

‘Centro Mutável’ é um ciclo de workshops, conversas e exposição a partir da ideia de Centro e da sua possibilidade de movimento – um Centro que se descentra do seu núcleo atómico, geométrico, metafísico, existencial, heterotópico, geográfico ou cultural. Nesta segunda edição, mergulhamos no território, nos lugares onde as estradas asfaltadas não nos levam. É na cadência do passo, nos cheiros, sons e atmosferas, para além da velocidade e do deslumbramento retiniano, que a leitura do território nos permite refletir sobre as alterações climáticas, as monoculturas e os processos de desertificação, pobreza e abandono, ou ainda, por oposição, sobre as reservas naturais de paisagens protegidas (resquícios da memória paleolítica) e a forma como a vida renasce para além do anthropos.

Curadoria: João Rolaça e Margarida Alves

Organização: Oficinas do Convento | Vicarte – Vidro e Cerâmica para Artes, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Horário Galeria: terça a sexta-feira: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00 / sábado: 14h00 – 18h00