Skip to main content

Exposição ‘Mar Interior’, de Jacira da Conceição

Atualizado em 16/05/2023


EXPOSIÇÃO  ‘MAR INTERIOR’
de Jacira da Conceição
Galeria Municipal
20 de maio a 17 de junho, 2023

Horário: Segunda a sexta-feira: 10h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00

Conceber uma escultura ou um conjunto escultórico é sempre um desafio. Muito delicadamente quando se trata de cerâmica. Esta tem tudo a ver com o tempo cronológico e com o tempo que tarda a criação, cumprindo operações e técnicas, até à conclusão final, decidida entre obra e autores. Pensar no nascimento da cerâmica e da sua íntima relação com o gesto, o signo e o tempo.

Reconhecer no barro um suporte ancestral para a escrita, veículo transitório entre o som, o fonema, sílaba, palavra e a frase. Pensar na matemática, no cálculo como primeira forma de escrita, na invenção do algarismo. Pensemos na necessidade de transformar sons em sinais. O vento leva as palavras, o mesmo vento, ou talvez outro, também as traz. São compostas por som, as palavras ditas, as escritas são de barro. O ar é o canal por onde se deslocam as palavras, o barro é a matéria que dá corpo ao gesto.

O barro é unidade, é criação e partilha, é ancestralidade. Desde logo convida ao contacto com a matéria, que é terra, água, ar e fogo, contendo em si todas as possibilidades formais ou informais, numa disponibilidade criativa ilimitada.

Organização: Município de Montemor-o-Novo