Festa do Teatro 2024: ‘Sursum Corda’

Cineteatro Curvo Semedo
22 de março, 2024
10h30

«Tento tocar a Terra com as minhas mãos. Tento tocar a Terra não como se ela fosse um piano. Ou um violino. Mas com aquilo de ela é feita. Água e rochas e terra e plantas. E animais como nós. Faço música com tudo isto enquanto tento perceber que música é esta que não tem manual de instruções. Nem mapa nem método. Já muitos o fizeram. (Embora poucos.) E muitos outros o farão. (Ou nenhum.) Mas nenhum deles o terá feito como eu ainda o não fiz. (O que eu ainda não fiz só poderá ser feito por mim.) Por isso tento. Tento fazer música com o rebentar das ondas do Atlântico nas rochas vulcânicas da Ponta da Ferraria. Ou o vento a cantar nos carrascos da Serra da Arrábida. Ou o granito nas margens do Mondego. Desenho movimentos no limite de se tornarem cadência musical. Procuro alcançar aquele momento fundador em que se dá expressão sonora ao fenómeno natural. E nessa ação sou metade ouvinte e metade agente. Escuto tanto quanto toco. É esta a minha música. Agora.»

Duração aprox.: 75’
Classificação etária: M12

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Direção Artística e Interpretação: Fernando Mota