Skip to main content

Marco Santos: Evocations

Atualizado em 23/11/2022

Marco Santos apresenta ‘Evocations’
Concerto inserido no Ciclo de Outono 2022

Cineteatro Curvo Semedo
02 de Dezembro, 2022
21h30

Classificação Etária: M/6
Duração: 75’

Marco Santos é um músico de vastos predicados, um multi-percussionista virtuoso, pianista inspirado e compositor visionário. Sobre a música que oferece aos nossos ouvidos, sobressai a tranquilidade que atravessa a generalidade dos temas, que por vezes remete para uma perceção quase cinemática do tempo.

Estes caminhos são territórios que se estendem generosamente à nossa frente, vãos amplos, largas planícies, grandes lagos que chegam da repetição de estruturas rítmicas, encadeamentos harmónicos e contornos melódicos. Depois surge a vida que se destaca entre caniços, ou giestas, ou discretas aglomerações rochosas. Um voo rápido ou um planar prolongado, uma melodia, uma luz que se refrata com novas cambiantes aparentemente inocentes, mas que transportam a narrativa para outras paragens. Uma espécie de imobilidade nómada que se desloca com lentidão, como que em levitação de paisagem em paisagem; que se desequilibra aqui e ali com incidentes não invasivos, como que para manter o fluxo de um fio contemplativo que nunca se enrodilha sobre si próprio. Chegamos a ter cinema, ainda que sem imagem física.

Apresenta, em Montemor-o-Novo, o seu mais recente disco ‘Evocations’.

Evocations, conta com 7 composições autorais gravadas à distância durante a pandemia em 2020 e que tem cerca de 25 artistas envolvidos.
Neste novo disco, Santos gravou unicamente piano, voz e electrónica e cada tema conta com a participação especial de um músico convidado: João Frade – acordeão (PT), Diogo Duque – trompete (PT), Martin Sued – bandoneon (AR), Vasilis Stefanopoulos – contrabaixo & eletrónica (GR), Sinan Arat – voice & ney (TUR) e Rose Nocturne – poesia (NL).
Cada tema tem um vídeo realizado por um artista visual diferente: Ruben de Kemp (NL), Filipe Pereira (PT), Maria Joana FIgueiredo (PT), Filipe Correia (PT), Paulo Morais (PT) e Kátia Sá (PT).

Reservas na BOL do Município de Montemor-o-Novo e no Posto de Turismo