Odisseia Nacional: ‘Homo Sacer’

Cineteatro Curvo Semedo
25 de novembro, 2023
16h30 | 21h30

Tendo como referência o livro ‘Homo Sacer’ e os ciganos, de Roswitha Scholz, esta criação procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo, sem incorrer nem em moralismos, nem em idealizações.
Para este fim, o espetáculo percorre a historiografia do povo cigano no Ocidente, explorando eventos traumáticos como a perseguição sofrida durante a era industrial protocapitalista ou o genocídio nazi, para desembocar nos crescentes populismos contemporâneos. Ao mesmo tempo, ancora também a sua reflexão na cultura cigana per se – os cantares e dançares – como último reduto de resiliência frente ao mundo globalizado.
Um projeto que conta com a ativista e atriz Maria Gil e o ator Vicente Gil, intérpretes de etnia cigana, procurando assim a comunhão entre criadores e intérpretes de etnia cigana e não cigana, sendo também um exercício de cidadania que apela ao encontro, à partilha e à visibilidade -sobretudo de quem delas se aparta.

Classificação etária: M14

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Conceito, direção artística e dramaturgia:
Teresa V. Vaz
Direção artística e dramaturgia: Maria Gil
Criação e interpretação: Afonso Viriato, Helena Caldeira, Miguel Ponte, Teresa Manjua, Vicente Gil
Espaço cénico: Daniela Cardante
Espaço sonoro: Carincur