Skip to main content

Pedro Caldeira Cabral: O Fado da Cítara Portuguesa

Atualizado em 23/11/2022

‘O Fado da Cítara Portuguesa’, por Pedro Caldeira Cabral
Concerto inserido no Ciclo de Outono 2022

Cineteatro Curvo Semedo
03 de Dezembro, 2022
21h30

Classificação Etária: M/6
Duração: 75’

Poli-instrumentista, compositor e investigador com uma carreira internacional focada na divulgação do Património musical português, Pedro Caldeira Cabral é reconhecido pelo trabalho de revalorização da guitarra portuguesa, como instrumento solstício, a qual renomeou ‘Cítara Portuguesa’, numa clara ligação à tradição europeia do séc. XVI.
“Quis o destino que nas minhas deambulações por bibliotecas, alfarrabistas e feiras de velharias por todo o país, tivesse recolhido um razoável número de manuscritos musicais contendo peças antigas do repertório da cítara portuguesa, muitos de autor desconhecido e datáveis desde os últimos decénios do século XVIII até ao início do século XX. A música que aí encontramos é uma mistura de géneros: o Fado de Salão, as Danças da Fofa, do Fandango, do Sarambeque, da Valsa, da Mazurca, do Maxixe ou da Chula. Temos vindo a contribuir com a criação de um novo repertório, com composições originais e transcrições de peças de música do passado.”

Para este programa, Pedro Caldeira Cabral apresenta os recursos expressivos característicos da Cítara Portuguesa, numa viagem pela história deste instrumento único.

Reservas na BOL do Município de Montemor-o-Novo e no Posto de Turismo