Reabertura do Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

Atualizado em 01/12/2020

O Mercado Municipal, instalado no centro de Montemor-o-Novo, situado na Praça Professor Bento Jesus Caraça, e próximo do quartel dos Bombeiros Voluntários, vai surgir requalificado e com nova imagem, justificados pelo imperativo que é proteger o nosso património, arquitetónico, histórico e sentimental, honrando um equipamento cuja primeira pedra foi lançada em 1935, de modo edificar o então chamado Mercado Agrícola, mas cuja inauguração só aconteceu em 1945, devido às contingências da Segunda Guerra Mundial.

Com o findar da Reabilitação do Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, uma empreitada com um custo acima de 700 mil euros, e sua envolvente, um investimento de cerca de 375 mil euros, no âmbito do P.E.D.U. – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e após a fase de instalação de equipamentos e sinalética, o Mercado irá reabrir à população dia 5 de dezembro de 2020, a partir das 7h00.

Esta reabilitação profunda do edifício, permite que este passe a dispor de condições privilegiadas para satisfazer as funções associadas a um mercado tradicional e também aptidão para se transformar num espaço polivalente e multifuncional assegurando condições para a organização de eventos sejam eles de índole cultural, comercial recreativa ou social.
Também no âmbito do PEDU, foi concretizada a empreitada de remodelação da envolvente do Mercado Municipal e do troço sudeste da Rua Comandante Fragoso, intervenção que reabilitou e modernizou os espaços exteriores, nomeadamente a nível de pavimentos, equipamento, mobiliário urbano, infraestruturas e requalificação das instalações sanitárias junto ao mercado, obra que inclui a total renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, distribuição de energia elétrica, iluminação pública e telecomunicações, com a respetiva substituição das atuais redes aéreas por redes subterrâneas.

O Mercado Municipal surge também com nova imagem, que surgiu da imaginação da montemorense Susana Malhão, sócia da empresa Digital Workplace, vencedora do procedimento para Elaboração do projeto gráfico e sinalética do Mercado. Respeitando as memórias deste espaço de imensas recordações, de muitos montemorenses e visitantes, pretendeu-se complementar o rejuvenescimento do Mercado com esta nova imagem e sinalética.

Local de afetos e proximidade, onde a confiança de quem vende e quem compra, se confunde e estreita em relações de amizade que perduram no tempo! Torna-se inesquecível aquele sorriso rasgado em cada reencontro, motivado pela busca pelos melhores produtos locais, as mais frescas verduras e frutas, as ervas aromáticas, os queijos ou os enchidos da região.

Em tempo de pandemia, é de notar que a entrada no espaço está sujeita à lotação máxima de acordo com as normas da DGS.

O Mercado Municipal foi e será um local incontornável a ser visitado por todos!!!​