Fernando Tordo apresentou “As Canções da Minha Vida” no 25 de Abril
Atualizado em 27/04/2023Dia 25 de abril, às 21h30, no Cineteatro Curvo Semedo, as Comemorações do 25 de Abril em Montemor-o-Novo receberam Fernando Tordo, que apresentou o concerto “As Canções da Minha Vida”. Perante vasta plateia, e a anteceder o espetáculo, subiu ao palco o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, que começou por dizer que “as canções da vida de Fernando Tordo, são também canções das nossas vidas. É esse o seu poder [da música]”. Para nós, disse Henrique Lopes, “o 25 de Abril, certamente a mais bela das revoluções, onde as balas foram substituídas por cravos, foi seguramente uma forma maior de um país, de um povo se expressar contra o medo, contra a angústia, contra a ignorância e contra a repressão, foi um novo caminho que se abriu para a compreensão de nós e do mundo, da justiça, da igualdade, da solidariedade e da liberdade: tendo também como âncoras associadas, a coragem, a humanização, o conhecimento, a liberdade de expressão e de pensamento”. A terminar, o Vice-Presidente do Município de Montemor-o-Novo, recorreu a palavras do Professor Agostinho da Silva, referindo que “Não há liberdade minha, se os outros não a têm”, reforçando a ideia no plural que “não há liberdade nossa, se os outros não a têm”.
Logo de seguida vieram “As Canções da Minha Vida”, com Fernando Tordo a recordar os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística. Com o carisma e energia que lhe são conhecidos, Fernando Tordo apresentou-se em palco acompanhado por músicos de reconhecido talento que nos últimos anos têm contribuído para a renovação musical das suas canções. Os novos arranjos convidaram o público a mergulhar no talento das palavras e das melodias que se escutam, em canções intemporais como “Estrela da Tarde”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” ou “Cavalo à Solta”.
Com 75 voltas ao sol, e tendo recebido recentemente, pelo Presidente da República, a Ordem da Liberdade, resta-nos agradecer o privilégio de ter aplaudido as canções e voz de Fernando Tordo.