‘Homo Sacer’ no Curvo Semedo em sessão para público escolar
Atualizado em 24/11/2023‘Homo Sacer’, cocriação de Bestiário e Maria Gil, já pisou o palco do Cineteatro Curvo Semedo. Hoje, 24 de novembro, algumas turmas da Escola Secundária de Montemor-o-Novo assistiram a uma sessão da peça, podendo depois ter uma conversa com os seus intérpretes, onde se inclui a montemorense Helena Caldeira. Amanhã, ‘Homo Sacer’ volta ao Curvo Semedo com duas sessões: às 16h30 e às 21h30. Esta última já se encontra esgotada, mas pode ainda reservar o seu bilhete para a sessão da tarde.
‘Homo Sacer’ chega a Montemor-o-Novo no âmbito do programa Peças, da Odisseia Nacional, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II.
Sinopse:
Tendo como referência o livro ‘Homo Sacer e os Ciganos’, de Roswitha Scholz, esta criação procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo, sem incorrer nem em moralismos, nem em idealizações.
Para este fim, o espetáculo percorre a historiografia do povo cigano no Ocidente, explorando eventos traumáticos como a perseguição sofrida durante a era industrial protocapitalista ou o genocídio nazi, para desembocar nos crescentes populismos contemporâneos. Ao mesmo tempo, ancora também a sua reflexão na cultura cigana per se – os cantares e dançares – como último reduto de resiliência frente ao mundo globalizado.
Um projeto que conta com a ativista e atriz Maria Gil e o ator Vicente Gil, intérpretes de etnia cigana, procurando assim a comunhão entre criadores e intérpretes de etnia cigana e não cigana, sendo também um exercício de cidadania que apela ao encontro, à partilha e à visibilidade – sobretudo de quem delas se aparta.
Bilhetes disponíveis na BOL do Município: https://municipiomontemoronovo.bol.pt/