MAU TEMPO: PROTEÇÃO CIVIL RECOMENDA QUE SE EVITEM DESLOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS
Atualizado em 18/10/2023Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou aos cidadãos, que evitem deslocações desnecessárias na quinta-feira, 19 de outubro, devido ao agravamento do estado do tempo, com previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Aline pelo continente, com a maior probabilidade de ocorrência quer de inundações quer de quedas de estruturas.
A ANEPC referiu, relativamente a deslocações, que aquelas que forem possíveis de evitar, deverão ser evitadas esta quinta-feira, sendo que as questões relacionadas com os aspetos laborais, devem ser vistas com as respetivas entidades patronais, caso a caso.
O nível de prontidão do dispositivo também vai subir de amarelo para laranja, o segundo mais elevado, a partir das 00h00 de quinta-feira, informou a ANEPC.
A ANEPC aconselhou também “especial cuidado na circulação rodoviária”, durante o dia de quinta-feira, de modo a “evitar a possibilidade de atravessar zonas inundadas e cuidado com a possibilidade de ocorrência de lençóis de água nas vias”.
Depois das muitas ocorrências verificadas na terça-feira relacionadas com o vento forte, a Proteção Civil destacou que estas situações poderão repetir-se na quinta-feira, “possivelmente com maior quantidade”, pelo que alerta para a necessidade de “garantir a total fixação das estruturas”, para evitar a respetiva queda.
Devido à previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.