Mundo rural, música, dança e produção local em destaque na Feira de Maio
Atualizado em 14/05/2024Realizou-se nos dias 10 e 11 a Feira de Maio, no espaço da APORMOR, no Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo. Nesses dois dias, o mundo rural foi um dos grandes focos da organização, mas não só. Desporto, concursos, uma exposição gastronómica e showcooking e muita animação, providenciada pelos grupos musicais e de dança locais que pisaram o palco marcaram esta Feira de Maio.
Na noite do dia 10, o arranque oficial da Feira foi dado pelo Eng.º Joaquim Capoulas, Presidente da APORMOR e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, que discursaram na cerimónia de inauguração. Depois, em cima do palco seguiu-se a dança.
A tradição do folclore foi-nos trazida pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, que presenteou o público presente com a sua atuação. Do folclore passámos para o hip-hop, com um enérgico showcase dos vários grupos do D’Temple Dance Studios.
Em seguida, a Feira de Maio viajou no tempo, recebendo um fabuloso concerto dos 2000&Hoje, que fizeram com que o público nostálgico os acompanhasse em alguns dos hits da primeira década dos anos 2000. Finalmente e já de madrugada, Slowminded, DJ residente da Feira de Maio encerrou a noite em clima de festa.
No dia 11, a programação começou de manhã com o mundo rural em destaque, tendo sido realizado um Concurso da raça bovina Aberdeen Angus, tendo o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, marcado presença na entrega de prémios. Por sua vez, no Estádio 1.º de Maio, jogou-se uma partida de futebol entre duas equipas de Veteranos do Grupo União Sport.
Durante a tarde, decorreu a exposição e showcooking Montemor Golden, caraterizado pela presença de vários produtores locais e da Estratégia Ambiental SMEA. Já pelas 17h00, a Praça de Touros de Montemor-o-Novo, marcado por um concurso entre seis ganadarias, contando com três cavaleiros: Luís Rouxinol, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas e com dois Grupos de Forcados Amadores: de Montemor e Coruche.
À noite, o Parque de Exposições voltou a ser contagiado pela música: primeiro foi tempo para a atuação dos Los Perdición, acompanhados por banda e pelos seus convidados. Por fim, a segunda noite terminou como a primeira: coube ao DJ Slowminded encerrar a edição de 2024 da Feira de Maio.