Município de Montemor-o-Novo visita Agentes Económicos do Setor Agroalimentar Mushriim Cogumelos Park e Quinta da Plansel
Atualizado em 28/08/2020A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa Mor +Economia – desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, importantes parceiros no desenvolvimento do concelho, e que tem com o objetivo criar espaços de debate, promover e aprofundar a proximidade com e entre empresários, desenvolver a dinâmica e sinergias com e entre empresas, fomentar parcerias e o trabalho em rede, está a realizar visitas às empresas do setor agroalimentar. Este é um setor de grande importância e em expansão na economia do concelho, e que tem demonstrando competitividade, inovação e empreendedorismo. Estes contactos permitem identificar e refletir sobre a situação da economia local, as perspetivas futuras e as prioridades de investimento nesta área.
No dia 10 de janeiro de 2019, a Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, conjuntamente com a Vereadora Palmira Catarro e técnicos da autarquia, deslocaram-se às empresas Mushriim Cogumelos Park e Quinta da Plansel.
A visita iniciou-se nas estufas da Cogumelos Park – Mushriim, onde foi possível ver a produção de cogumelos da variedade shiitake. Diamantino Moraisum dos sócios da empresa explicou como se processa a produção destes cogumelos em troncos de árvore. Após a recolha destes, os mesmos são desidratados e a maior parte da produção é para exportação (Bélgica). Uma pequena parte da produção é vendida em “fresco” para alguns restaurantes de Évora e Montemore ainda para uma empresa de Sintra. A Mushriim foi criada com o objetivo de cultivar cogumelos Shiitake de forma sustentável, assente nos princípios da agricultura biológica e tendo presente a alimentação saudável.
Na quinta da Plansel, Dorina Lindemann, enóloga e atualmente embaixadora de 3 vinhos excecionais de Portugal, efetuou uma visita guiada pela adega Plansel, que nasceu há 20 anos. Com uma inabalável dedicação e esforço, conseguiu selecionar e catalogaras castas de vinho portuguesas, tão ricas na sua diversidade e realçar as particularidades destas 3 variedades: Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca.