PROTEÇÃO CIVIL MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO REGISTA 36 OCORRÊNCIAS A 19 DE OUTUBRO
Atualizado em 23/10/2023Face às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir na quinta-feira, dia 19 de outubro, a Proteção Civil Municipal de Montemor-o-Novo registou um total de 36 ocorrências, nomeadamente, 21 quedas de árvores, 12 situações de inundação, 1 aluimento de terras e 2 limpezas de via. A precipitação acumulada neste dia foi de aproximadamente 62 mm. A intervenção e socorro nestas situações foi possível, devido aos trabalhadores do Serviço Municipal de Proteção Civil, Divisão de Apoio Operacional, Obras, Águas e Saneamento e Divisão de Serviços Urbanos que, estando de prevenção, intervieram de imediato. Há que valorizar o trabalho de todos os serviços municipais, quer pela preparação e antecipação, para lidar com estas situações, quer pelo esforço que tiveram durante este dia, sem nunca esquecer e enaltecer os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, que não tiveram mãos a medir também.
Continuamos a efetuar uma intervenção preventiva na rede viária, nos órgãos de drenagem e recolha de águas pluviais, nomeadamente coletores, sargetas e sumidouros, bem como com trabalhos de limpeza e manutenção, por forma a prevenir e minimizar o impacte de novas ocorrências.
Lembre-se que a Proteção Civil começa em cada um de nós!
· Adote uma condução defensiva;
· Não atravesse zonas inundadas;
· Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas da sua habitação;
· Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas;
· Verifique estruturas que, pelas suas caraterísticas possam ser facilmente arrastadas ou levantadas dos seus suportes, procurando garantir que resistem a ventos fortes;
· Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da proteção civil e forças de segurança.