Ação de sensibilização para queimas e queimadas na Zona Industrial da Adua
Atualizado em 05/05/2023
publicado em 5 de May de 2023
No passado dia 4 de maio, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e o Município de Montemor-o-Novo, através do Serviço Municipal de Proteção Civil / Gabinete Técnico Florestal Municipal, promoveram uma ação de sensibilização para a realização de queimas e queimadas. A ação decorreu nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, com a componente prática a ter lugar no Estaleiro Municipal da Zona Industrial da Adua. Tratou-se de uma formação destinada a produtores florestais e agrícolas e a trabalhadores do município e juntas de freguesia, com o objetivo de clarificar os procedimentos e cuidados a ter aquando da realização de uma queima de sobrantes, de modo a evitar a ocorrência de incêndios rurais.
Esta ação de sensibilização teórica e prática, que foi realizada em parceria com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Guarda Nacional Republicana (SEPNA e UEPS) e Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, surgiu no âmbito da Candidatura ao programa “Proteção Contra Riscos de Incêndios”, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Alentejo2020 (Operação ALT20-08-2114-FEDER-000242). A candidatura tem como objetivo a aquisição de equipamentos destinados à proteção de aglomerados populacionais e ao desenvolvimento de campanhas intermunicipais de prevenção e sensibilização relativamente aos incêndios.
