CANTAR ABRIL: TRIBUTO A ZECA AFONSO
CTCS – RTCP: Ações Estratégicas de Mediação – Cineteatro: Escolas, Famílias e Território
com Catarina Anacleto (violoncelo) e Márcio Pinto (marimba)
Oficina da Criança
11 de abril, 2025
Oficina de Criação Sonora: 15h00
Espetáculo: 18h00
O exotismo do toque doce da marimba e o virtuosismo do violoncelo encontram-se para prestar tributo ao repertório de José Afonso.
As músicas eternas que reconhecemos na voz de José Afonso deixam-se apropriar pela fusão inesperada destes dois instrumentos de mundos aparentemente distantes e o resultado não podia ser mais envolvente. Linhas melódicas que são, ao mesmo tempo, familiares e verdadeiramente imprevisíveis. A marimba de Márcio Pinto acolhe o som prodigioso do violoncelo de Catarina Anacleto.
Uma fusão de culturas que interpreta músicas que marcam, para sempre, a História de Portugal. Uma união invulgar que reinterpreta a obra de José Afonso. Um tributo feito de sensações que promete arrebatar os fãs da obra do “trovador da liberdade”.
Márcio Pinto – Marimba
É o percussionista de serviço e a música fez, desde sempre, parte do seu percurso. Entusiasta dos ritmos exóticos, viaja para África em busca do conhecimento tradicional da percussão. Fez parte de vários projetos musicais de relevo (como Homens da Luta, JP Simões e Terrakota) e lecionou aulas de percussão em academias e instituições de Ensino Superior.
Atualmente e paralelamente com a vertente de músico é também produtor musical contando já com 4 EPs e vários singles com o seu heterónimo Magupi.
Catarina Anacleto – Violoncelo
Iniciou os estudos musicais aos 9 anos. Com o Latin Trio (trio com piano) efetuou turnés em Espanha, Holanda e Portugal, e com Amélia Muge em tocou na Alemanha, França, Espanha e Holanda. Participou no Chicago World Music Festival com o grupo ‘The Guitars of Spain’. Tocou com nomes relevantes da música portuguesa e conhecidos do grande público, como Ana Moura, Fernando Tordo, e Mafalda Veiga.
É membro da Orquestra Sinfonietta de Lisboa e participa em vários projetos de música portuguesa.
Classificação etária: M6
Atividade sem necessidade de inscrição
Organização: Município de Montemor-o-Novo – Oficina da Criança