Grupo União Sport celebrou 110 anos de bonitas histórias
Atualizado em 20/11/2024No domingo, dia 17 de novembro de 2024, o Grupo União Sport (GUS) celebrou 110 anos de bonitas histórias. A data foi celebrada com uma Sessão Solene no Estádio 1.º de Maio, no final da tarde, após partida referente à Taça Dinis Vital (vitória por 4-0 frente ao G.D. São Manços).
Na mesa da Sessão Solene, o Município de Montemor-o-Novo fez-se representar pelo Vereador do Desporto e Juventude, António Pinto Xavier, que parabenizou o GUS pelo 110.º aniversário e destacou o importante papel do clube na promoção da atividade desportiva no concelho. Intervieram também o Presidente da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras, António Danado, o Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, o Presidente da Direção do GUS, Nuno Malagueira, o Presidente da Assembleia Geral do clube, João Gaitas, e Joaquim Gamaliel Alves, “Quim da Bola”, mítica figura do União.
Nesta cerimónia repleta de emoção e de partilhas, de recordações associadas à história unionista, destacam-se duas emotivas homenagens feitas pelo Grupo União Sport. Primeiro, foi homenageado Jorge “Joca” Martins, “sócio n.º 185 e unionista apaixonado”, que nos deixou recentemente e será lembrado na bancada do 1.º de Maio com uma simbólica placa e dedicatória; em seguida, foi homenageado Duarte Chiola, ex-jogador do GUS, que vestiu a “alvinegra” desde criança até 2019/2020, época em que, precocemente, teve de abdicar da sua carreira futebolística.
Em seguida, foi tempo de celebração entre direção, jogadores, sócios e simpatizantes, que se juntaram para cantar os parabéns ao União.