Jornadas Técnicas sobre Risco Sísmico terminaram em Arraiolos e Montemor-o-Novo
Atualizado em 22/04/2025No dia 12 de abril, nos concelhos de Arraiolos e Montemor-o-Novo, realizou-se o último momento inserido nas Jornadas Técnicas sobre Risco Sísmico. Estas jornadas decorreram em três momentos e tiveram como objetivo o de melhorar o conhecimento técnico e operacional, bem como testar e treinar a resposta a situações de emergência decorrentes de um evento sísmico.
O primeiro momento, realizado a 11 de março, em Mora, focou-se nas abordagens académicas e de investigação, tendo permitido alcançar uma melhor compreensão da sismicidade que se regista na sub-região do Alentejo Central e dos principais aspetos a considerar perante a ocorrência de um fenómeno desta natureza.
No dia 22 de março, em Montemor-o-Novo, foram abordados aspetos de âmbito operacional, onde foi possível perceber qual a capacidade de resposta dos vários agentes de proteção civil, bem como das entidades com especial dever de cooperação a um evento sísmico. Foi ainda possível assistir à partilha de experiências vividas em contexto real.
O encerramento das Jornadas Técnicas decorreu no dia 12 de abril, nos concelhos de Arraiolos e de Montemor-o-Novo, com demonstrações práticas de técnicas de escoramentos, busca e resgate em estruturas colapsadas em ambiente controlado. A estas seguiram-se treinos operacionais conjuntos e multidisciplinares com diversos cenários a decorrer, em simultâneo, nos concelhos de Arraiolos e Montemor-o-Novo, onde, para além dos Corpos de Bombeiros Voluntários da Sub-região, estiveram também presentes o Grupo de Salvamentos Especiais do Algarve e a Unidade Especial dos Bombeiros Voluntários de Maceira.
De forma transversal a diversos agentes de proteção civil e entidades com especial dever de cooperação, das quais se destacam os Corpos de Bombeiros Voluntários e os Municípios região (Corpos de Bombeiros e Serviços Municipais de Proteção Civil de Arraiolos, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas), foi possível envolver nestas Jornadas Técnicas mais de 500 participantes, número demonstrativo do interesse que os diversos níveis de intervenção possuem relativamente à salvaguarda, proteção e socorro das populações.

default

default