‘Maria Coroada’, coprodução de Alma d’Arame, apresentada no Curvo Semedo
Atualizado em 05/12/2023Foi na noite de sábado, 2 de dezembro, que ‘Maria Coroada’ foi apresentada a Montemor-o-Novo no Cineteatro Curvo Semedo. A peça resulta de uma coprodução entre a associação cultural montemorense Alma d’Arame, a ASTA Teatro e a Companhia João Garcia Miguel, sendo encenada pelo próprio João Garcia Miguel e Amândio Anastácio. Para além disso, destacam-se os atores em palco, já que o elenco conta com alguns nomes conhecidos do público, como Manuel João Vieira e a protagonista, Oceana Basílio.
A peça chegou a Montemor-o-Novo dias depois da sua estreia, que se deu entre os dias 23 e 26 de novembro no Teatro Nacional São João, no Porto, e rendeu os montemorenses e visitantes à sua inegável qualidade. Na plateia, o Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes.
Em cima do palco, a trama conta a história da fundação de um movimento social e religioso, em Granja do Tedo, liderado precisamente por Maria Coroada, autointitulada “Terceira Eva, por Jesus Coroada”. A história parte de factos reais e situa-se em 1840, pouco após a Guerra Civil Portuguesa. Em suma, a proposta de ‘Maria Coroada’ baseia-se na exploração das motivações por trás do referido movimento, do poder do encantamento e da habilidade humana de falar com figuras divinas.