Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo presente no exercício Alcentrex ’25
Atualizado em 23/05/2025No âmbito do exercício Alcentrex ’25, que se realizou nos dias 19 e 20 de maio, organizado pelo Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de Évora, em que no primeiro dia foi do tipo CPX (Command Post Exercise) e no segundo dia foi do tipo LivEX (Exercício à Escala Real). O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo esteve presente em ambos os dias.
Este exercício, realizado em ambiente de sala, sem mobilização real de meios, serviu como ensaio tático e estratégico para o cenário a executar no dia 20 de maio. Este “jogo de sala” permitirá às entidades envolvidas testar os seus planos de emergência e treinar procedimentos de decisão e coordenação, explorando um cenário de catástrofe com sismo e múltiplas ocorrências associadas. Este tipo de exercício é essencial para afinar a comunicação e articulação entre os vários agentes de proteção e entidades com dever de cooperação antes da simulação prática.
O Alcentrex ’25 é um exercício de emergência de Proteção Civil, sobre a efetivação de risco sísmico, trata-se de um exercício dinamizado no âmbito territorial do Alentejo Central, envolvendo a estrutura do Comado Sub-Regional de Emergência de Proteção do Alentejo Central, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, bem como todas as estruturas municipais de Proteção Civil da sub-região.
O evento sísmico projetado, alvo do exercício de sala e também de mobilização real de meios, teve particular incidência nos concelhos de Évora, Mora e Vila Viçosa, mas conta, efetivamente, com o empenho e envolvimento de todas as estruturas sub-regionais e regionais.
O exercício pretendeu avaliar capacidades de resposta em situação simulada e também sensibilizar as populações locais para uma melhor prevenção, preparação e capacidade de resiliência faze à efetivação do risco sísmico.