Unidade de Património Cultural convidou turmas do 1.º ciclo a “adotar” monumentos
Atualizado em 21/05/2025Durante os meses de fevereiro a maio de 2025, a Unidade de Património Cultural realizou uma atividade intitulada “A turma adota um monumento” com algumas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Esta atividade tinha por objetivo a turma escolher um dos sete monumentos:
Anta Capela de Nossa Senhora do Livramento
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Cabrela)
Anta do Estanque (São Geraldo)
Igreja de São Cristóvão
Fonte do Carvalho e Fonte da Nossa Senhora do Carmo (Lavre)
Ermida de Nossa Senhora da Visitação
Coreto do Jardim Público de Montemor-o-Novo
Depois de escolhido, era realizada uma visita guiada ao monumento e no final realizava-se um jogo denominado “Caminho do Património”. Este é um jogo de tabuleiro gigante em que os alunos, divididos em quatro grupos, teriam um peão de jogo (São João de Deus, São Filipe, Menir ou Torre da Má Hora) que percorria as várias placas de jogo e realizavam as várias ações, desde resposta a perguntas, escolher afirmações corretas, desenhar em 30 segundos, realizar uma letra com o próprio corpo ou plantar uma árvore ou flor. No final do jogo os alunos eram ainda convidados a desenhar o monumento.
No dia da criança, 1 de junho, a Unidade de Património Cultural terá o jogo “Caminho do Património” à disposição de todas as crianças, no Parque Urbano, tal como os desenhos feitos pelas várias turmas de 1.º ciclo, realizando uma pequena exposição com eles.

oplus_0

oplus_0

oplus_0

oplus_32

oplus_0

oplus_0

oplus_0

oplus_0

oplus_32

oplus_0

oplus_0

oplus_32

oplus_32

oplus_0

oplus_0