4.ª sessão “StartUP Convida sobre Projetos Diferenciadores e Sustentáveis em Montemor-o-Novo
Atualizado em 18/01/2023Dia 24 de janeiro, na StartUp Montemor-o-Novo, na Zona Industrial da ADUA, a partir das 16h30, realiza-se mais uma sessão “StartUP Convida…”, desta vez dedicada ao tema “Projeto diferenciadores e sustentáveis em Montemor-o-Novo”. Os convidados desta sessão são a Liliana Vinagre e o Ricardo Silva (Erva Brava), o Francisco Alves (Herdade de São Luís – Porcus Natura), o José Freixial (Regasprado) e a Equipa CRU (CRU Atelier), todos eles projetos diferenciadores e sustentáveis.
Erva Brava
A Liliana Vinagre e o Ricardo Silva são biólogos com raízes em Montemor-o-Novo e fundadores da Erva Brava – agricultura regenerativa.
A Erva Brava começou como um projeto que nasceu da vontade dos seus fundadores contribuírem ativamente para a conservação e regeneração da natureza e biodiversidade aliada à adoção de um estilo de vida saudável, rico em experiências diárias resultantes da integração na natureza.
Esta experiência caminhou naturalmente para a criação da empresa Erva Brava – Agricultura regenerativa que se dedica ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais regenerativos com vertentes de prestação de serviços e produção agrícola sustentável assente nos três pilares: ambiental, económico e social.
Herdade de São Luís – Porcus Natura
Francisco Alves é o gerente agrícola numa empresa familiar e, nas suas palavras, a Herdade de S. Luís – Porcus Natura – “Inicialmente produzia 2 espécies animais, depois de várias formações em Agricultura regenerativa e gestão holística, onde iniciei as práticas na herdade há 7 anos atrás, introduzimos mais 2 espécies. Produzimos e comercializamos, ovinos, caprinos, bovinos e suínos (raças autóctones).
O nome Porcus Natura, vem do sistema único, de maternidades, desenvolvido pelo meu Pai há 20 anos atrás, onde o foco é o bem-estar animal e a regeneração do solo.
Criar uma dinâmica de pastoreio, das diferentes espécies, com objetivo de tornar mais eficiente a atividade bem com regenerar o ecossistema Montado é o nosso foco, conseguindo assim uma carne com um impacto positivo no ambiente e na saúde humana.”
Regasprado
José Freixial é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora. Entre 1991 e 2011, desempenhou funções de gestor de empresas, na área automóvel e na área financeira.
Desde 2012, é o diretor geral da empresa Sulregas Ribatejo, sediada nos Foros de Salvaterra, e da empresa Regasprado, sediada em Montemor-o-Novo.
A empresa Regasprado integra o grupo Sulregas, desenvolve e fabrica equipamentos de rega, sendo a única empresa nacional que comercializa e fabrica pivots de rega em Portugal.
Equipa CRU
CRU arquitectura e investigação, é um atelier de arquitetura, a operar na Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo, focado numa prática construtiva responsável, informada por uma análise profunda das qualidades éticas, estéticas e energéticas dos materiais e saberes locais.
A equipa, composta pelas Arq.ªs Tânia Teixeira, Filipa Cabrita, e Joana Bem-Haja, o Arq.º Miguel Castilho e a Eng.ª Civil Caterina De Vitti, desenvolve desde 2019, projetos instruídos para atuar como estratégia de permanência e permutabilidade, e responder aos desafios da habitação e da hospitalidade. Recentemente expandiu com a criação de uma marca para desenvolver, produzir e comercializar tintas e argamassas de acabamento ambientalmente responsáveis, capazes de contribuir para uma transição ecológica e para ambientes construídos mais saudáveis.
- Inscrição em: https://forms.gle/V1e27xSKU5evMMh27 ou através de 266898111