Encerramento dos V Encontros Literários: ‘Literatura e Música e o 25 de Abril’
Atualizado em 23/04/2024Teve lugar nos passados dias 19 e 20 de abril, os V Encontros Literários de Montemor-o-Novo, numa edição que trouxe a Montemor-o-Novo um conjunto de músicos, escritores, teóricos e apresentadores para debater o tema: Literatura, Música e o 25 de Abril.
O segundo dia do evento iniciou na Biblioteca Municipal Almeida Faria, a abordar o Hip-Hop e Spoken Word, com Alice Neto de Sousa “Poeta”, Johnny Valas, Maria Caetano Vilalobos e Telma Tvon, com apresentação de Rosa Souto Armas. Cada um dos intervenientes, à sua maneira, falou da sua experiência e partilhou algumas das suas palavras.
Seguiu-se depois a apresentação do livro ‘Um Preto muito Português’, de Telma Tvon, com moderação de David Freitas (Comunidade de Leitores de Almada). ‘Um Preto Muito Português’ é um livro que aborda questões de identidade referentes a um jovem nascido e educado em Portugal, descendente de Cabo-Verdianos, trazendo à tona as suas inquietações, e levantando algumas questões relacionadas com o racismo, discriminação, estereótipos, igualdade e humanidade.
A finalizar esta tarde de encontros, foi tempo de se focar o ’25 de Abril em Montemor-o-Novo, na Literatura e na Música’, com a participação de João Luís Nabo, Teresa Fonseca e Joana Sofio, tendo a apresentação ficado a cargo de Vítor Guita. Neste painel ficou bem patente que Montemor foi uma terra de resistência à ditadura, uma memória ainda fresca, que se tenta preservar. A terminar houve Leitura de textos pela Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor.
Ao serão, numa Biblioteca do Convento de São Domingos completamente cheia, os V Encontros Literários fecharam com chave de ouro, com ‘Literatura & Fado’. Com apresentação de Helena Rocha, ouvimos deliciados opiniões faladas e fados bem cantados, com Ana Grilo, Bruno Chaveiro, Flávio Cardoso e Ricardo Ribeiro.
Ao longo deste dia bem preenchido e rico, o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes e o vereador António Pinto Xavier marcaram presença.