Erasmus + | Apples – Empreendedorismo em torno das maçãs
Atualizado em 03/09/2020Apresentada pela Comunidade Europeia em 2012, a nova estratégia”Repensando a Educação” exige uma viragem fundamental neste setor,agora mais focado nos “resultados da aprendizagem”, no que respeita a conhecimentos, atitudes e competências. Para além de cumprirem um percurso,importa que os alunos desenvolvam intensamente competências básicas de literacia, iniciativa e empreendedorismo.
Esta nova estratégia preconizada para a Educação motivou um grupo de professores de sete escolas europeias, com ensino regular e/ou vocacional, afundar uma empresa estudantil internacional, cuja atividade se centra na produção, comercialização e distribuição de maçãs e produtos derivados. Cada parceiro assume um conjunto de funções que correspondem a um dos departamentos da empresa e ao perfil da respetiva escola. O projeto intitula-se Apples –Applying Practices for Productive Learning of Entrepreneurial Skills e os os alunos participantes atuam como “especialistas”, partilhando, em workshops internacionais, conhecimentos e competências na sua área deatuação/departamento com os seus parceiros:
• a escola croata,vocacionada para a agricultura, ocupar-se-á das questões relacionadas com ocultivo, apuramento e processamento deste fruto;
• o parceiro italiano será responsável pelas vendas e distribuição e pela implementação da lojaonline;
• a escola grega assegurará o departamento de Tecnologia e Informação;
• o parceiro lituano fará a gestão e marketing do produto, assegurando o design de embalagem, a criação da marca e publicidade;
• a equipa polaca integrará o departamento de recursos humanos, que lida essencialmente com os critérios de seleção de pessoal e com as questões de higiene e segurança no trabalho;
• a escola portuguesa assegurará o departamento de investigação e desenvolvimento;
• a equipa alemã cuidará das tarefas administrativas e de documentação.
O objetivo é transmitir aos alunos conhecimento empresarial e competências profissionais sólidas, auxiliando-os a mostrar iniciativa e responsabilidade e a raciocinar de forma inovadora e criativa, ou seja, a despertar o seu espírito empreendedor, Para tal, os alunos contactarão com pequenas e médias empresas na região, as quais se constituem como potenciais empregadores ou conselheiros na atividade.
Para os 150 alunos participantes estimados, com idades entre os 16 e os 22 anos, este projeto oferece oportunidades únicas, desde logo a de entrarem em contacto pessoal com colegas de outros países europeus e de lhes retribuírem a visita, proporcionando a todos momentos de auto afirmação e reconhecimento. Estas atividades extracurriculares, fora da rotina diária da escola, mas que nela se integram, pelos conteúdos e pela prática da língua inglesa, constituem uma inestimável mais-valia para o currículo dos alunos e professores envolvidos.
O projeto terá a duração de 2 anos letivos, iniciando-se a mobilidade com a deslocação a Andernach, na Alemanha, onde serão apresentados os produtos da primeira fase e se procederá à programação das restantes atividades.
Integram este projeto alunos do Ensino Secundário e professores da Escola Secundária de Montemor-o-Novo.