“Montemor ao pormenor – A Arte do Ferro” continua na Oficina da Criança
Atualizado em 31/08/2020A Oficina da Criança, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, está a desenvolver a segunda fase do projeto Educativo “Montemor ao pormenor – A Arte do Ferro”, com sessões de expressão plástica. Desta forma, estão a ser reproduzidos gradeamentos e batentes de janelas, varandas e portas do Centro Histórico de Montemor-o-Novo, com pasta depapel, cartão e madeira.
Esta ação educativa está a ser desenvolvida com todas turmas de 1.ºciclo e Salas de Jardim de Infância do concelho, até ao final do ano letivo. Os trabalhos resultantes deste projeto serão expostos na Feira da Luz/Expomor2017. Para já, o que podemos afirmar com toda a certeza, é que a nossas crianças, professores e auxiliares, bem como toda a equipa da Oficina da Criança, estão de parabéns, pois os trabalhos estão a ficar espetaculares!
Recordamos que a abordagem da temática do projeto educativo da Oficina da Criança para 2016/2017 “Montemor ao pormenor – A Arte do Ferro”, pretende chamar a atenção das crianças para a importância, diversidade e beleza de elementos como os gradeamentos de janelas e varandas, as aldrabas, puxadores e batentes das portas e todos os restantes elementos decorativos, que podem ser vistos ao vivo no Centro Histórico da cidade, captando assim igualmente a atenção dos pais e educadores para a urgência da sua salvaguarda.
É objetivo também desta ação transmitir e demonstrar que os elementos decorativos que ainda podemos observar nas fachadas dos edifícios são, quase na sua totalidade, construídos em ferro por artesãos locais, datando na sua grande maioria do século XIX. Também é interessante perceber que nestes elementos,para além da sua função prática, em termos de segurança e proteção, e da sua vertente decorativa, podemos observar componentes simbólicos utilizados na decoração, como é o caso das pinhas, que têm vários significados, como por exemplo a vida eterna.