Projecto Ruínas e Alma d’Arame apresentam programação para público escolar na Festa do Teatro
Atualizado em 14/03/2025Ao longo desta semana, a Festa do Teatro foi dedicada ao público infantil. Alunos do 1.º Ciclo e do ensino Pré-Escolar do Município de Montemor-o-Novo puderam assistir a dois espetáculos promovidos pelo Projecto Ruínas e pela Alma d’Arame no âmbito da Festa do Teatro, que até ao dia 31 de março se faz sentir pela cidade.
Entre os dias 11 e 17 de março, encontram-se a decorrer sessões de ‘Partida, Lagarta, Fugida!’ para turmas dos Jardins de Infância. Trata-se da nova criação coletiva do Projecto Ruínas com encenação de Catarina Caetano, que interpreta juntamente com Neto Portela. ‘Partida, Lagarta, Fugida!’ assume-se como “(…) uma viagem sensorial, onde redescobrimos o mundo como se fosse a primeira vez.” O espetáculo junta público e protagonistas numa redoma de cor recheada de divertidos elementos e convida os espetadores a “(…) mergulhar num universo de fantasia onde cada um constrói a sua narrativa e recupera o seu imaginário interior.” Durante o dia de amanhã, 16 de março, há três novas sessões desta criação Ruínas, todas já esgotadas.
Por sua vez, no dia 13 de março, a Alma Box, sede da Alma d’Arame, acolheu a companhia Imaginar do Gigante, que apresentou ‘Um Submarino em Marte’, um conceito de Pedro Saraiva que desconstrói, para um público de alunos do 1.º Ciclo, a problemática do turismo de massas. Marte, o planeta, é a região afetada por este problema neste espetáculo/projeto transdisciplinar, que promove “(…) uma viagem interativa a partir de transparências, volumes, formas e vídeo.”
Até dia 31 de março, há muito teatro para assistir em Montemor-o-Novo: um total de 18 espetáculos (vários com mais de uma sessão) e um lançamento de livro terão lugar em diversos espaços da cidade de Montemor-o-Novo. Consulte a programação no website oficial da Festa do Teatro: https://festateatro.cm-montemornovo.pt/, e venha fazer parte desta Festa!
A Festa do Teatro é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo | Cineteatro Curvo Semedo, desenvolvida em parceria com associações culturais do concelho, com cofinanciamento da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.