Simulacro inserido nas comemorações do 94.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo
Atualizado em 18/04/2024No fim de semana de 13 e 14 de abril, comemorou-se o 94.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.
Neste âmbito, no sábado, dia 13, pela manhã, realizou-se um Simulacro na Praça da República, que envolveu três cenários: incêndio urbano, acidente rodoviário e acidente envolvendo matérias perigosas.
Neste simulacro pretendeu-se testar a capacidade de resposta dos Bombeiros de Montemor-o-Novo em ocorrências distintas com períodos simultâneos, a capacidade de resposta em ocorrências com matérias perigosas, e, dada a sua complexidade e raridade, a capacidade de trabalhar a articulação com todas as entidades intervenientes (GNR, SMPC e ANEPC). Foram ainda treinadas técnicas de desencarceramento, bem como a aplicação com sucesso de manobras de busca e salvamento e de técnicas de combate a incêndios urbanos. Treinou-se também a aplicação de manobras a desenvolver em intervenções com matérias perigosas e foi testado o plano de comunicações, em articulação com o Comando Sub-Regional do Alentejo Central.
Este exercício permitiu ao Serviço Municipal de Proteção Civil testar a sua capacidade de resposta logística às operações, nomeadamente na sinalização da área de atuação e na elaboração dos necessários planos de sinalização e trânsito e de estabelecimento da articulação com a GNR na interdição de vias circundantes e zonas de evacuação. Outra das características testadas foi a capacidade de dar resposta às solicitações em todos os teatros de operações no fornecimento de alimentação, águas, reabastecimentos e combustíveis e na articulação com todas as entidades envolventes.
Pretendeu-se também dar a conhecer à população os meios disponíveis das várias entidades envolvidas, nomeadamente os equipamentos disponíveis para o socorro nos cenários testados.
O simulacro contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, do Vice-Presidente, Henrique Lopes, do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e da Guarda Nacional Republicana.