Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Commune na Festa do Teatro 2024
Atualizado em 22/03/2024Caminhamos para mais um fim de semana em cheio na Festa do Teatro 2024 com expectativas elevadas. Os dois espetáculos a que pudemos assistir, no Cineteatro Curvo Semedo foram fantásticos.
Terça-feira, dia 19 de março, recebemos ‘Penélope II: Floração’, uma peça de UMCOLETIVO que chegou até Montemor-o-Novo por mão da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. A peça parte da obra homónima de Alice Sampaio e da questão: “De que se alimenta a espera?”, culminando numa criação onde arte e agricultura se cruzam. O espetáculo contou com duas sessões: uma para público escolar; outra para público geral, na qual o Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, marcou presença.
Na noite de dia 21 de março, quinta-feira, foi ‘Ubu Rei’ a entrar em cena, trazendo representação internacional à Festa do Teatro. A peça é autoria do Teatro Commune, do Brasil, e conta-nos a história de Ubu e da sua sede de dominar o mundo a partir da Polónia. A boa disposição foi uma constante: ‘Ubu Rei’ arrancou muitas gargalhadas no público que se juntou, no final, aos atores, para uma fotografia de grupo para a posterioridade, que comprova que em Montemor-o-Novo, o teatro é mesmo uma festa.
A Festa do Teatro 2024 segue no fim de semana com três espetáculos no âmbito do Festival Contra Regra e com o Workshop de Máscaras com Augusto Marín, dinamizado também ele pelo Teatro Commune.
A Festa do Teatro é um evento cultural organizado numa parceria entre Associações Culturais do Concelho e o Município de Montemor-o-Novo, com programação apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.
Pode consultar aqui o programa completo da Festa do Teatro 2024.